(84) 99174-7799

NO AR

Domingueira da Vale

Com Auto DJ

ceara_mirim

Justiça & Escola encerra primeira formação do ano, em Ceará-Mirim

Publicada em 28/05/18 as 10:11h por TJRN - 91 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O encerramento da primeira edição do programa Justiça & Escola em 2018 ocorreu na sexta-feira (25), no Cine Teatro Cultural do Centro de Educação Unificado (CEU), em Ceará-Mirim. A mesa do evento teve participação da coordenadora geral do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça, desembargadora Zeneide Bezerra; do prefeito de Ceará Mirim, Marconi Barreto; da secretaria municipal de educação, Cleoneide Silveira; do secretario adjunto de educação Múcio Vicente; e do coronel Almiro José Júnior.

Durante a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos formadores do programa nos dois dias anteriores, a desembargadora Zeneide Bezerra ressaltou que o Justiça & Escola se preocupa em pensar como trabalhar novas maneiras de levar educação com base ética aos municípios do Rio Grande do Norte. "Os valores como ética, respeito, sinceridade são princípios que aprendemos com as pessoas mais vividas. E manter essas qualidades é importante para a formação de todos os que trabalham em educação", salientou Zeneide Bezerra para os professores presentes à solenidade.

A magistradas do TJRN destacou ainda o programa "Eu Existo", da Corregedoria Geral de Justiça, que por meio do site euexisto.tjrn.jus.br possibilita que crianças e adolescentes ainda não adotados sejam conhecidos pelas pessoas que desejam praticar este ato de amor. "Pela primeira vez, acontece a iniciativa de mostrar o rosto e a imagem das crianças em vídeos, para que a sociedade as conheça e possamos com isso, vencer eventuais barreiras que impedem a adoção", frisou.

O evento contou com a apresentação musical do grupo de crianças e adolescentes coordenado pelo professor Bruno Cesar, por meio do programa Notas Cifras e Canções, composto por alunos da rede de ensino municipal. Em seguida o prefeito Marconi Barreto ressaltou a importância de "trazer conteúdo de qualidade para escolas e que esse programa ajuda a entender o papel de professor e aluno na cadeia de ensino, visto que as crianças que estão expostas a uma quantidade cada vez maior de informações".

A secretária de Educação de Ceará-Mirim acredita ser importante resgatar os pilares éticos que formam o caráter do indivíduo e que estão "perdidos" na sociedade. Isto para que os frutos de iniciativas como essa apareçam no interior das famílias. Cleoneide Silveira disse estar feliz por ver o programa ter sido realizado com tanto empenho pelos professores de Ceará-Mirim.

Dentre as atividades realizadas que proporcionaram vivências e preparação profissional para a rede de ensino local, sobretudo sobre como repassar a educação ética para os estudantes, foi realizado o curso de formação que foca em valores fundamentais da sociedade por meio da metodologia dos seis pilares.

A professora Lea Barreto, que trabalha com mediação de leitura em 2º Nível na escola municipal Mario Pinheiro, acredita que "todos os pilares dos valores aqui trabalhados podem ser usados em sala de aula, trazendo discussões atuais como o respeito às diferenças e compreensão mútua entre os alunos."

A técnica Joelma Fidélis assegura que o curso oferecido pelo Naps a fortaleceu como profissional, sobretudo por causa do aprofundamento no estudo dos pilares da cidadania, na teoria e na prática.









.

LIGUE E PARTICIPE

(84) 3274 3578

Visitas: 1047307
Usuários Online: 87
Copyright (c) 2018 - 87 FM Vale Verde - Desenvolvido por 87 FM Vale Verde