(84) 32743578

NO AR

Madrugada da Vale

Com Auto DJ

ceara_mirim

Você Sabia: Capela do Engenho Cruzeiro

Publicada em 12/02/19 as 14:01h por 87 FM Vale Verde - 313 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Samuel Bolshaw foi um empreendedor inglês que chegou em Ceará-Mirim em 1870. Em 1872 casou-se com a filha de Victor José de Castro Barroca, do Engenho Verde Nasce e adquiriu as terras onde fundou o engenho Cruzeiro. Edificou, ao lado da casa grande, um prédio, formando um belo conjunto arquitetônico, ainda hoje de pé, apesar de abandonados.

Há registros de que o prédio, onde hoje é uma capela, foi construído para sediar uma sinagoga, já que o inglês era judeu. Entretanto, há quem negue esta afirmação, baseando-se numa data existente na fachada frontal (1904), que poderia indicar tanto a sua construção, quanto a sua transformação, realizada pelo coronel Francisco José Soares, adquirente do Engenho.

O que não se pode negar é que o prédio tem um formato bem diferente das capelas tradicionais. Ele tem duas torres abertas para cima com cobertura em forma piramidal, o que é característico na construção das sinagogas, conforme se vê nas fotos comparativas da Sinagoga Grande de Pilzen, na República Checa e na Sinagoga de Novi Sad, na Sérvia. Permanece a dúvida!


FOTOGRAFIAS
Todas obtidas da Internet.
Texto de Joventina Simões Oliveira



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(84) 3274 3578

Visitas: 1311389
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2020 - 87 FM Vale Verde - Desenvolvido por 87 FM Vale Verde